Pedido de Força de Vendas no ERP

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Vendas > Pedidos de Venda > Força de Venda > Pedidos

Permissões de Usuário: MB__info

2198 – Consultar Pedido Força Venda

2229 – Consulta de Grupos Econômicos

2230 – Consulta de Tabelas de Preço

2238 – Listar Mensagens de Pedido de Força de Vendas

2239 – Cadastrar Mensagens de Pedido de Força de Vendas

2241 – Listar Status de Pedido de Venda

2349 – Clonar pedido força venda idêntico ao original

A opção para incluir um novo pedido de força fica na tela de Consulta de Pedidos de Força de Venda, nesta mesma tela é possível editar os pedidos, criados pelo ERP e ou pelo Aplicativo de Força de Vendas, somente com os status de Aguardando análise e Em digitação.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para iniciar o processo de criar um novo pedido, na consulta de pedidos temos a opção Novo Pedido.

  1. Grupo econômico: Lista de grupos cadastrados no sistema.
  2. Tipo de pedido: Lista os tipos de pedido do sistema (Venda, Doação ou Bonificação, Remessa para Exportação, Exportação Indireta, Venda Fora do Estabelecimento, Remessa de Troca, Venda de Exportação, Remessa para Venda Fora Estabelecimento ou Consignação).
  3. Vendedor: Lista os vendedores cadastrados no grupo econômico selecionado.
  4. Tabela de preço: Lista as tabelas de preços cadastradas no grupo econômico selecionado.
  5. Canal de venda: Lista de canais de vendas cadastrados no sistema.
  6. Cancelar: Cancela a operação, somente o vendedor do pedido poderá fazer o cancelamento.
  7. Salvar: Ao clicar Salvar será aberta a tela do pedido.

Importante:

  • Pedidos com o tipo Remessa de Troca e Remessa para Exportação não geram comissão para o vendedor.
  • Pedidos de Remessa de Troca não geram duplicatas.
  • O processo de Remessa de Troca no módulo do Força de Vendas segue a mesma regra de estoque dos pedidos de Simples Remessa.

novo-pedido

 

Na aba de Dados Gerais e Clientes temos as seguintes informações:

  1. Filial: Lista de filiais (lojas da distribuidora/atacado) utilizada como emitente dos pedidos, que também está vinculada a tabela de preço.
  2. Nº do Pedido do Cliente: Campo para informar o número do pedido do cliente.
  3. Vendedor: Lista os vendedores cadastrados no grupo econômico selecionado.
  4. Tabela de Preço: Lista as tabelas de preços cadastradas no grupo econômico selecionado.
  5. Vigência Inicial e Final: Período de vigência do pedido.
  6. Canal de Venda: Lista de canais de vendas cadastrados no sistema.
  7. Tipo de Frete: Lista os tipos de fretes cadastrados no sistema.
  8. Prazo de Pagamento: Lista os prazos de pagamentos cadastrados no grupo selecionado, se na tabela de preço houver prazo cadastrados serão exibidos esses prazos e não do cadastro do grupo.
  9. Forma de Pagamento: Lista as formas de pagamentos cadastrados no grupo selecionado, se na tabela de preço houver formas cadastradas serão exibidos essas formas e não do cadastro do grupo.
  10. Clientes: Lista de clientes cadastrados no grupo econômico, com as colunas de status da análise de crédito, faturamento mínimo, quantidade total e valor do pedido para cada cliente.
  11. Voltar: Opção para voltar para a consulta de pedidos.
  12. Cancelar: Opção para cancelar pedidos do força de vendas que estão em digitação. Uma vez solicitado, não será possível cancelar o pedido utilizando este botão.
  13. Copiar Pedido: Utilizando este botão, será possível criar um novo pedido do força de vendas com os mesmos clientes e produtos, utilizando as informações de tabela de preço de venda atual, prazo de pagamento e forma de pagamento.
  14. Clonar Pedido Idêntico: Utilizando esta opção será possível criar uma cópia idêntica ao pedido em tela, com isso será criado um novo pedido do força de vendas com a mesma versão de tabela de preço, prazo de pagamento e forma de pagamento. (Para utilizar esta opção será necessária a permissão 2349 – Clonar pedido força venda idêntico ao original.)
  15. Enviar Pedido por e-mail: Botão utilizado para enviar uma cópia do pedido do força de vendas ao e-mail cadastrado no cliente.
  16. Imprimir Pedido: Opção para imprimir o pedido em tela.
  17. Solicitar: Opção para incluir o pedido no sistema, se o mesmo será enviado para o gerenciamento ou apenas ser fechado, com base no parâmetro, para saber mais clique aqui.
  18. Salvar: Opção para salvar os dados, caso tenha feito alguma alteração, na informações gerais e cobrança.

 

A aba de Produtos só ficará habilitada se foi selecionado algum cliente.

A exibição na aba de produto pode ser alterada pelo agrupar por: Produto ou Cliente.

A linha do produto em vermelho indica que o estoque dele está negativo. 

 

A exibição do estoque dos produtos é definida conforme o cadastro, para saber mais clique aqui.

Ao informar um preço abaixo do padrão estabelecido pela tabela de preço, será exibido uma mensagem informando qual o menor preço.

 

Ao informar um preço acima do padrão estabelecido pela tabela de preço, será exibido uma mensagem informando qual o maior preço.

 

Na aba de Entrega, temos as informações de entrega para cada cliente e campo de observações que será incluído na emissão da nota fiscal para cada cliente.

A data de entrega se baseia no cadastro do grupo econômico.

 

Após clicar em Solicitar, caso no pedido tenha um cliente com o status de bloqueado, será exibido uma opção para informar o motivo para o pedido do cliente bloqueado, a mensagem será exibida no financeiro na tela de Análise de Crédito.

solitacao-pedido

 

No pedido temos a opção de , está funcionalidade criará um novo pedido baseado no que está sendo copiado, utilizando a versão vigente da tabela de preços, o sistema irá validar todas as informações necessárias do pedido para que não haja inconsistências de dados para a criação do novo. Se houver alguma informação que não seja disponível adicionar ao novo pedido, será informado na tela dando a possibilidade do usuário continuar a cópia ou não.

 

Ao clicar em , será possível selecionar o tipo do pedido que será criado, está opção tem como finalidade criar uma cópia com os mesmos clientes e produtos, porém com o tipo do pedido de acordo com a necessidade do usuário. Será possível copiar o pedido com o tipo: Venda, Doação ou Bonificação, ou o mesmo tipo do pedido que será copiado.

 

Pedido Copiado:

 

Também temos a opção de , esta funcionalidade criará um novo pedido utilizando a mesma versão de tabela do pedido de origem com seus respectivos preços dos produtos. O sistema irá validar o prazo de pagamento, vínculo do vendedor com o cliente no grupo econômico baseado no que está sendo clonado. Se houver algum impedimento com base nestas validações o sistema irá exibir uma mensagem de erro na tela.

 

Ao clicar no botão , o usuário terá disponível como opção do tipo do pedido: Venda, Doação ou Bonificação ou o mesmo tipo do pedido que será clonado.

 

Confirmação da Clonagem:

 

Pedido Clonado:

 

Caso o pedido original esteja em algum Roteiro de Entrega com o status aberto ou em trânsito, será possível incluir ou não o pedido clonado no roteiro de entrega do pedido original, ao solicitar o pedido clonado:

 

Se o sistema estiver parametrizado para gerenciar pedidos do força de vendas, esta mensagem será disponibilizada no módulo Gerenciamento de Pedidos do Força de Vendas.

Também temos a opção de cancelar um pedido, mesmo após a análise no gerenciamento de pedidos. Lembrando que o pedido pode ser cancelado até o momento da separação do produtos na logística, após este processo não será possível efetuar o cancelamento.

 

Ao clicar em cancelar pedido, será necessário informar qual o motivo do cancelamento do pedido.

 

Na consulta de pedidos o mesmo fica com o status de aguardando análise de acordo com o parâmetro, ou com o status de fechado.

 

Na consulta também é possível fazer a impressão do pedido, de um ou mais pedidos selecionados.

Os vencimentos serão incluídos na impressão somente após o faturamento do pedido.

Na consulta também é possível enviar o pedido por email.  

 

Ao clicar em enviar pedido por e-mail será aberta a tela com os emails cadastrados no cliente e um campo de mensagem para incluir uma observação para o pedido.

Ricardo Raffoul

2 Responses to “Pedido de Força de Vendas no ERP”

  1. Logística: Cadastro de Rotas - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] O objetivo desse cadastro é para fazer as rotas de entregas, dos pedidos de vendas de Grupos Econômicos. […]

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  2. Cadastro de Vendedor Externo - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] de vendas que o vendedor externo poderá emitir. Lembrando que esta regra vale tanto para os pedidos emitidos pelo Bluesoft ERP como o Aplicativo Força de […]

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