Pedido de Força de Vendas

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Vendas > Pedidos de Venda > Força de Venda > Pedidos

Permissões de Usuário: MB__info

2198 – Consultar Pedido Força Venda

2229 – Consulta de Grupos Econômicos

2230 – Consulta de Tabelas de Preço

2238 – Listar Mensagens de Pedido de Força de Vendas

2239 – Cadastrar Mensagens de Pedido de Força de Vendas

2241 – Listar Status de Pedido de Venda

2349 – Clonar pedido força venda idêntico ao original

A opção para incluir um novo pedido de força fica na tela de Consulta de Pedidos de Força de Venda, nesta mesma tela é possível editar os pedidos, criados pelo ERP e/ou através do Aplicativo de Força de Vendas, somente com os status Aguardando análise e Em digitação.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para iniciarmos o processo de emissão do pedido, na consulta de pedidos selecione a opção .

  1. Grupo Econômico: Lista de grupos cadastrados no sistema.
  2. Tipo de Pedido: Lista os tipos de pedido do sistema (Venda, Doação ou Bonificação, Remessa para Exportação, Exportação Indireta, Venda Fora do Estabelecimento, Remessa de Troca, Venda de Exportação, Remessa para Venda Fora Estabelecimento ou Consignação).
  3. Vendedor: Lista os vendedores cadastrados no grupo econômico selecionado.
  4. Tabela de Preço: Lista as tabelas de preços cadastradas no grupo econômico selecionado.
  5. Canal de Venda: Lista de canais de vendas cadastrados no sistema.
  6. : Cancela a operação, somente o vendedor do pedido poderá fazer o cancelamento.
  7. : Ao clicar Salvar será aberta a tela do pedido.

 

Algumas informações importantes sobre os Pedidos de Força de Vendas:

  • Pedidos com o tipo Remessa de Troca e Remessa para Exportação não geram comissão para o vendedor.
  • Pedidos de Remessa de Troca não geram duplicatas.
  • O processo de Remessa de Troca no módulo do Força de Vendas segue a mesma regra de estoque dos pedidos de Simples Remessa.

 

 

Na aba de Dados Gerais e Clientes temos as seguintes informações:

  1. Filial: Lista de filiais (lojas da distribuidora/atacado) utilizada como emitente dos pedidos, que também está vinculada a tabela de preço.
  2. Nº Externo do Pedido do Cliente: Campo para informar o número do pedido do cliente.
  3. Vendedor: Lista os vendedores cadastrados no grupo econômico selecionado.
  4. Tabela de Preço: Lista as tabelas de preços cadastradas no grupo econômico selecionado.
  5. Vigência Inicial e Final: Período de vigência do pedido.
  6. Canal de Venda: Lista de canais de vendas cadastrados no sistema.
  7. Tipo de Frete: Lista os tipos de fretes cadastrados no sistema.
  8. Prazo de Pagamento: Lista os prazos de pagamentos cadastrados no grupo selecionado, se na tabela de preço houver prazo cadastrados serão exibidos esses prazos e não do cadastro do grupo.
  9. Forma de Pagamento: Lista as formas de pagamentos cadastrados no grupo selecionado, se na tabela de preço houver formas cadastradas serão exibidos essas formas e não do cadastro do grupo.
  10. Clientes: Lista de clientes cadastrados no grupo econômico, com as colunas de status da análise de crédito, faturamento mínimo, quantidade total e valor do pedido para cada cliente.
  11. Opção para cancelar pedidos do força de vendas que estão em digitação. Uma vez solicitado, não será possível cancelar o pedido utilizando este botão.
  12. Utilizando este botão, será possível criar um novo pedido do força de vendas com os mesmos clientes e produtos, utilizando as informações de tabela de preço de venda atual, prazo de pagamento e forma de pagamento.
  13. Utilizando esta opção será possível criar uma cópia idêntica ao pedido em tela, com isso será criado um novo pedido do força de vendas com a mesma versão de tabela de preço, prazo de pagamento e forma de pagamento (Para utilizar esta opção será necessária a permissão 2349 – Clonar pedido força venda idêntico ao original).
  14. : Botão utilizado para enviar uma cópia do pedido do força de vendas ao e-mail cadastrado no cliente.
  15. : Opção para imprimir o pedido em tela. Para visualizar o modelo de impressão, clique aqui.
  16. : Opção para incluir o pedido no sistema, se o mesmo será enviado para o gerenciamento ou apenas ser fechado, com base no parâmetro, para saber mais clique aqui.
  17. : Opção para salvar os dados, caso tenha feito alguma alteração, na informações gerais e cobrança.

 

Selecione os clientes do pedido clicando na linha correspondente a cada cliente, para em seguida informar os produtos da venda:

 

Informações disponíveis na aba Produtos:

  1. Produto: Descrição do produto com link direcionado à Central de Relatórios do Produto.
  2. Cód. produto: Código interno do produto com link direcionado ao respectivo cadastro.
  3. Cliente: Nome fantasia do cadastro do cliente.
  4. Unid.: Quantidade por unidade do produto, para produtos caixa será demonstra a quantidade correspondente à caixa.
  5. Estoque: Quantidade disponível em estoque do produto, a informação de estoque pode ser ocultada do pedido através da Manutenção de Produtos para Venda Externa.
  6. Pedido (Qtd.): Quantidade de venda do produto.
  7. Bonificado (Qtd.): Quantidade bonificada do produto, para utilizar esta opção o usuário deverá habilitá-la nos Parâmetros do Força de Vendas.
  8. Preço Un. (R$): Preço unitário do produto informado na Tabela de Preço de Venda vinculada ao Grupo Econômico.
  9. Variação Un. (R$): Diferença do preço unitário da tabela de preço com o preço final unitário digitado no pedido.
  10. Preço final Un. (R$): Coluna para digitar o preço de venda específico do pedido.
  11. Variação total (R$): Variação unitária vezes a quantidade do produto.
  12. Valor total (R$): Preço final calculado com a quantidade do produto.

A aba Produtos somente será habilitada após selecionado um ou mais clientes na aba Dados Gerais e Clientes. Selecionado(s) o(s) cliente(s), será possível alterar a exibição dos produtos na aba Produto agrupando por Produto ou Cliente, conforme exemplo abaixo:

Agrupado por Produto:

 

Agrupado por Cliente:

 

A linha do produto em vermelho indica que o estoque está negativo.

 

A exibição do estoque dos produtos pode ser definida através da Manutenção de Produtos para Venda Externa. Para saber mais sobre como funciona esta função, clique aqui.

Ao informar um preço abaixo do padrão estabelecido pela Tabela de Preço de Venda, será exibida uma mensagem bloqueando a ação do usuário, evitando que a venda seja concretizada com um desconto maior que o permitido. No exemplo abaixo, utilizamos o preço de R$0,01 para o produto Café Blue 500g Extra Forte:

 

A mesma regra vale ao informar um preço acima do padrão estabelecido na Tabela de Preço de Venda, será exibida uma mensagem informando qual o limite máximo permitido para o preço de venda. No exemplo abaixo, utilizamos o preço de R$100,00 para o produto Café Blue 500g Extra Forte:

 

Informado um desconto permitido nos itens na coluna Preço final Un.(R$), será possível indicar se é o Vendedor ou Fornecedor irá pagar a verba gerada com base no desconto clicando no link dos preços da coluna Variação Un.(R$). O ícone  indica que o financiador da verba gerada será o vendedor e o  indica que o financiador da verba gerada será o Fornecedor. Lembrando que estas informações podem ser alteradas no Gerenciamento de Pedidos do Força de Vendas. Por padrão o vendedor irá financiar a verba por item, para alterar a verba em lote selecione a linha dos produtos e altere o responsável pela verba clicando no botão .

 

Obs.: Quando um Pedido Força de Vendas passa pela Ordem de Separação, a coluna Separado (Qtd.) será habilitada para o usuário comparar a quantidade pedida com a quantidade separada, conforme exemplo abaixo:

 

Na aba de Entrega, temos as informações de entrega para cada cliente e campo de observações que será incluído na emissão da nota fiscal para cada cliente.

A data de entrega é calculada de acordo com a quantidade de dias informada no cadastro do Grupo Econômico.

 

Após clicar em , caso no pedido tenha um cliente com o status de bloqueado, será exibida uma opção para informar o motivo para o pedido do cliente bloqueado e a mensagem será exibida no financeiro na tela de Análise de Crédito.

solitacao-pedido

 

No pedido temos a opção de , está funcionalidade criará um novo pedido baseado no que está sendo copiado, utilizando a versão vigente da tabela de preços, o sistema irá validar todas as informações necessárias do pedido para que não haja inconsistências de dados para a criação do novo. Se houver alguma informação que não seja disponível adicionar ao novo pedido, será informado na tela dando a possibilidade do usuário continuar a cópia ou não.

 

Ao clicar em , será possível selecionar o tipo do pedido que será criado, está opção tem como finalidade criar uma cópia com os mesmos clientes e produtos, porém com o tipo do pedido de acordo com a necessidade do usuário. Será possível copiar o pedido com o tipo: Venda, Doação ou Bonificação, ou o mesmo tipo do pedido que será copiado.

 

Pedido Copiado:

 

Também temos a opção de , esta funcionalidade criará um novo pedido utilizando a mesma versão de tabela do pedido de origem com seus respectivos preços dos produtos. O sistema irá validar o prazo de pagamento, vínculo do vendedor com o cliente no grupo econômico baseado no que está sendo clonado. Se houver algum impedimento com base nestas validações o sistema irá exibir uma mensagem de erro na tela.

 

Ao clicar no botão , o usuário terá disponível como opção do tipo do pedido: Venda, Doação ou Bonificação ou o mesmo tipo do pedido que será clonado.

 

Confirmação da Clonagem:

 

Pedido Clonado:

 

Caso o pedido original esteja em algum Roteiro de Entrega com o status aberto ou em trânsito, será possível incluir ou não o pedido clonado no roteiro de entrega do pedido original, ao solicitar o pedido clonado:

 

Se o sistema estiver parametrizado para gerenciar pedidos do força de vendas, esta mensagem será disponibilizada no módulo Gerenciamento de Pedidos do Força de Vendas.

Também temos a opção de cancelar um pedido, mesmo após a análise no gerenciamento de pedidos. Lembrando que o pedido pode ser cancelado até o momento da separação do produtos na logística, após este processo não será possível efetuar o cancelamento.

 

Ao clicar em cancelar pedido, será necessário informar qual o motivo do cancelamento do pedido.

 

Na consulta de pedidos o mesmo fica com o status de aguardando análise de acordo com o parâmetro, ou com o status de fechado.

 

Na consulta também é possível fazer a impressão do pedido, de um ou mais pedidos selecionados.

Os vencimentos serão incluídos na impressão somente após o faturamento do pedido.

Na consulta também é possível enviar o pedido por email.  

 

Ao clicar em enviar pedido por e-mail será aberta a tela com os emails cadastrados no cliente e um campo de mensagem para incluir uma observação para o pedido.

Ricardo Raffoul

2 Responses to “Pedido de Força de Vendas”

  1. Logística: Cadastro de Rotas - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] O objetivo desse cadastro é para fazer as rotas de entregas, dos pedidos de vendas de Grupos Econômicos. […]

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  2. Cadastro de Vendedor Externo - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] de vendas que o vendedor externo poderá emitir. Lembrando que esta regra vale tanto para os pedidos emitidos pelo Bluesoft ERP como o Aplicativo Força de […]

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