Negociação de Compra

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Consulta Negociação de Compra

Permissões de Usuário: MB__info

1514 – Alterar PIS/COFINS do cadastro de produtos

1450 – Alterar Tributação Estadual ICMS

1518 – Alterar Tributação Federal PIS e COFINS

1522 – Central de Relatórios do Produto

139 – Negociação de Compra Alterar

137 – Negociação de Compra Consultar

138 – Negociação de Compra Incluir

O módulo Negociação de Compra tem como finalidade, registrar os custos, tributações, acréscimos e descontos que a rede varejista terá ao adquirir as mercadorias do fornecedor. Além disso, também é possível definir o preço de venda.

As negociações de compras são feitas a partir de um Contrato de Fornecimento, onde são definidos prazos de entrega e pagamento para o fornecedor.

Para incluir uma nova negociação de compra, seguir os seguintes passos:

  1. Incluir Nova Negociação de Compra.

Selecionar o fornecedor e buscar. Os contratos de fornecimento serão apresentados na consulta. Clicar no ícone “incluir negociação” ao lado do contrato de fornecimento desejado e informar a descrição para a nova negociação.

novaNegociacao

Após incluir a nova negociação, os itens do fornecedor serão apresentados na tela. Para informar o custo da mercadoria, tributação, descontos e preço de venda é necessário editar item a item clicando em cima da descrição e depois no lápis de edição. Também é possível buscar o produto através da descrição ou referência selecionando a lupa que fica á cima da descrição dos produtos.

No exemplo, à esquerda são todos os produtos do Fornecedor Bluesoft. A direita é possível acessar a Central de Relatório do Produto selecionado, editar a Negociação e também editar o Preço de Venda.  

negociacao

2. Editar Negociação de Compra.

Após selecionar o lápis para editar a negociação do produto, poderá ser informado custo, descontos, acréscimos, tributações e preço de venda.

negociação

Custo: Informar o custo bruto por unidade ou por embalagem negociado com o Fornecedor.

Descontos: O desconto será informado caso o fornecedor conceda algum desconto no produto.

Acréscimos: É possível informar o valor de IPI, Despesa não tributada ou tributada e Frete, caso seja necessário.

Substituição Tributária: Quando o ICMS do produto é substituído, é necessário informar o percentual de IVA e alíquota do produto para calcular o valor da ST. Para alguns produtos é utilizado valor de Pauta para calcular a ST ao invés de IVA, nesse caso, o valor da Pauta deve ser informado no campo de Base (ICMR).

Tributação: Informar o ICMS e PIS/COFINS do produto.

Custo Final: É o custo bruto unitário – descontos + acréscimos.

Cálculo de Acordos: será possível informar o valor ou a porcentagem da bonificação e também das verbas financeiras.

Os campos de porcentagem e valor do Cálculo de Acordos são calculados automaticamente com base no Custo com Desconto, esses valores podem ser aplicados para os produtos que estão em equivalência de preço, basta deixar marcado a opção Aplicar nos produtos equivalentes de preço.

Custo com Acordos: Clicar na seta para visualizar o custo com acordos.

Preços de Venda: Informar o novo preço de venda na coluna Novo Preço.

Ao clicar no ícone do relógio, também é possível incluir uma Nova Oferta para determinadas lojas.

Na tela de alteração de preços de venda também é possível visualizar os produtos concorrentes, equivalentes e o histórico de alterações de preços.

preco

3. Negociação de Referência.

É possível marcar uma ou várias negociações como referência ao clicar no ícone Negociação de Referência. O objetivo da Negociação de Referência é definir uma tabela fixa para o Fornecedor.

incluirreferencia

Quando selecionada esta opção, ao lado do nome do Fornecedor/Divisão será exibido uma estrela Referência Padrão.

ref

Para desmarcar a Negociação de Referência, basta clicar no ícone Desmarcar Negociação de Referência.

desmarcar

Na edição de itens da negociação, caso a mesma tenha sido criada a partir de uma Negociação de Referência, temos o botão Salvar e copiar para negociação de referência.

O mesmo serve para copiar as alterações desse item, para a negociação de referência utilizada. Caso queira alterar só para a própria negociação, como nos casos de produtos que os preços são diferenciados naquela compra específica, basta utilizar o botão Salvar, como já é feito hoje.

EDITAR REF

Feito isso, é possível emitir Pedidos de Compras.

Larissa Ramos

Larissa Ramos é Consultora de Sistemas ERP e auxilia na criação de conteúdo e gestão de Conhecimento na Bluesoft São Paulo. Formada em Sistemas de Informação e Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes e também é Leader Coach pelo Instituo Evolutivo. Tem mais de 10 anos de experiência na área de Suporte, Consultoria e Implantação de Sistemas.