Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Vendas > Pedidos de Venda > Força de Venda > Pedidos

Permissões de Usuário:

2198 – Consultar Pedido Força Venda

2229 – Consulta de Grupos Econômicos

2230 – Consulta de Tabelas de Preço

2238 – Listar Mensagens de Pedido de Força de Vendas

2239 – Cadastrar Mensagens de Pedido de Força de Vendas

2241 – Listar Status de Pedido de Venda

2349 – Clonar pedido força venda idêntico ao original

A opção para incluir um novo pedido de força fica na tela de Consulta de Pedidos de Força de Venda, nesta mesma tela é possível editar os pedidos, criados pelo ERP e/ou através do Aplicativo de Força de Vendas, somente com os status Aguardando análise e Em digitação.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para iniciarmos o processo de emissão do pedido, na consulta de pedidos selecione a opção .

  1. Grupo Econômico: Lista de grupos cadastrados no sistema.
  2. Tipo de Pedido: Lista os tipos de pedido do sistema (Venda, Doação ou Bonificação, Venda para não contribuinte, Remessa para Exportação, Exportação Indireta, Venda Fora do Estabelecimento, Remessa de Troca, Venda de Exportação, Remessa para Venda Fora Estabelecimento ou Consignação).
  3. Vendedor: Lista os vendedores cadastrados no grupo econômico selecionado.
  4. Tabela de Preço: Lista as tabelas de preços cadastradas no grupo econômico selecionado.
  5. Canal de Venda: Lista de canais de vendas cadastrados no sistema.
  6. Tipo de Entrega: Com as opções de Entrega no CEP e Retira na Loja, os pedidos poderão ser filtrados na consulta através desta informação. Este campo também deverá ser utilizado para os pedidos do tipo Venda para não contribuinte, para clientes de fora do Estado para o cálculo do DIFAL.
  7. : Cancela a operação, somente o vendedor do pedido poderá fazer o cancelamento.
  8. : Ao clicar Salvar será aberta a tela do pedido.

Algumas informações importantes sobre os Pedidos de Força de Vendas:

  • Pedidos com o tipo Remessa de Troca e Remessa para Exportação não geram comissão para o vendedor.
  • Pedidos de Remessa de Troca e Doação ou Bonificação não geram duplicatas.
  • O processo de Remessa de Troca no módulo do Força de Vendas segue a mesma regra de estoque dos pedidos de Simples Remessa.

Na aba de Dados Gerais e Clientes temos as seguintes informações:

  • Filial: Lista de filiais (lojas da distribuidora/atacado) utilizada como emitente dos pedidos, que também está vinculada a tabela de preço.
  • Nº Externo do Pedido do Cliente: Campo para informar o número do pedido do cliente.
  • Vendedor: Lista os vendedores cadastrados no grupo econômico selecionado.
  • Tabela de Preço: Lista as tabelas de preços cadastradas no grupo econômico selecionado.
  • Vigência Inicial e Final: Período de vigência do pedido.
  • Canal de Venda: Lista de canais de vendas cadastrados no sistema.
  • Tipo de Frete: Lista os tipos de fretes cadastrados no sistema.
  • Prazo de Pagamento: Lista os prazos de pagamentos cadastrados no grupo selecionado, se na tabela de preço houver prazo cadastrados serão exibidos esses prazos e não do cadastro do grupo.
  • Forma de Pagamento: Lista as formas de pagamentos cadastrados no grupo selecionado, se na tabela de preço houver formas cadastradas serão exibidos essas formas e não do cadastro do grupo.
  • Clientes: Lista de clientes cadastrados no grupo econômico, com as seguintes colunas:
    • Cliente: Nome fantasia do cadastro de clientes com um link direcionado ao Cadastro de Clientes.
    • Nº do pedido do cliente: Número do pedido do cliente gerado ao selecioná-lo para o pedido.
    • Nota Fiscal: Coluna com o número da nota fiscal com um link direcionado para a respectiva nota. Esta coluna é preenchida automaticamente apenas após o faturamento do pedido.
    • Status da NF: Indica o status atual da nota fiscal do pedido. Esta informação só estará disponível apenas para pedidos do força de vendas faturados.
    • Status de crédito: Status atual de crédito do cliente.
    • Fat. mínimo: Valor em R$ do faturamento mínimo por cliente. Este valor pode ser configurado no Cadastro do Grupo Econômico, na aba clientes.
    • Qtd. total: Quantidade total de itens do pedido. Esta coluna é preenchida automaticamente após preenchida as quantidades dos produtos.
    • Valor total: Preço unitário do produto vezes a quantidade de venda.
    • Status do pedido: Status por cliente do pedido.
    • Ocorrências: Coluna com botão para visualizar as ocorrências do pedido por cliente.
  • Opção para cancelar pedidos do força de vendas que estão em digitação. Uma vez solicitado, não será possível cancelar o pedido utilizando este botão.
  • Utilizando este botão, será possível criar um novo pedido do força de vendas com os mesmos clientes e produtos, utilizando as informações de tabela de preço de venda atual, prazo de pagamento e forma de pagamento. Esta opção também pode ser utilizada para os pedidos de origem E-commerce B2C.
  • Utilizando esta opção será possível criar uma cópia idêntica ao pedido em tela, com isso será criado um novo pedido do força de vendas com a mesma versão de tabela de preço, prazo de pagamento e forma de pagamento (Para utilizar esta opção será necessária a permissão 2349 – Clonar pedido força venda idêntico ao original).
  • : Botão utilizado para enviar uma cópia do pedido do força de vendas ao e-mail cadastrado no cliente.
  • : Opção para imprimir o pedido em tela. Para visualizar o modelo de impressão, clique aqui.
  • : Opção para incluir o pedido no sistema, se o mesmo será enviado para o gerenciamento ou apenas ser fechado, com base no parâmetro, para saber mais clique aqui. Ao solicitar o pedido, os estoques dos produtos incluídos nele serão reservados com as quantidades da venda.
  • : Opção para salvar os dados, caso tenha feito alguma alteração, na informações gerais e cobrança.
  • : Somente é exibido quando o pedido está com status fechado logo é possível reabri-lo para edição

Selecione os clientes do pedido clicando na linha correspondente a cada cliente, para em seguida informar os produtos da venda:

Informações disponíveis na aba Produtos:

  1. Produto: Descrição do produto com link direcionado à Central de Relatórios do Produto.
  2. Cód. produto: Código interno do produto com link direcionado ao respectivo cadastro.
  3. Cliente: Nome fantasia do cadastro do cliente.
  4. Fornecedor: Nome do fornecedor correspondente a compra do produto. O nome do fornecedor pode ser encontrado no Cadastro do Fornecedor no campo Divisão.
  5. Unid.: Quantidade por unidade do produto, para produtos caixa será demonstra a quantidade correspondente à caixa.
  6. Estoque: Quantidade disponível em estoque do produto, a informação de estoque pode ser ocultada do pedido através da Manutenção de Produtos para Venda Externa.
  7. Pedido (Qtd.): Quantidade de venda do produto.
  8. Volume (Qtd.): Quantidade em volume de venda do produto (somente para produtos de pesos variáveis). Para utilizar esta opção o usuário deverá habilitá-la nos Parâmetros do Força de Vendas.
  9. Bonificado (Qtd.): Quantidade bonificada do produto, para utilizar esta opção o usuário deverá habilitá-la nos Parâmetros do Força de Vendas.
  10. Preço Un. (R$): Preço unitário do produto informado na Tabela de Preço de Venda vinculada ao Grupo Econômico.
  11. Preço Emb. (R$): Coluna para visualizar os preços conforme o fator de embalagem do produto. Esta coluna estará disponível apenas quando o parâmetro Exibir preço conforme o fator de embalagem do produto estiver habilitado. Para saber mais sobre como funciona esta opção, clique aqui.
  12. Variação Un. (R$): Diferença do preço unitário da tabela de preço com o preço final unitário digitado no pedido.
  13. Preço final Un. (R$): Coluna para digitar o preço de venda específico do pedido.
  14. Variação total (R$): Variação unitária vezes a quantidade do produto.
  15. Valor total (R$): Preço final calculado com a quantidade do produto.

A aba Produtos somente será habilitada após selecionado um ou mais clientes na aba Dados Gerais e Clientes. Selecionado(s) o(s) cliente(s), será possível alterar a exibição dos produtos na aba Produto agrupando por ProdutoCliente ou Fornecedor, conforme exemplo abaixo:

Agrupado por Produto:

Agrupado por Cliente:

Agrupado por Fornecedor:

O salvamento das quantidades digitadas nos pedidos pode ser definida através do parâmetro : “Salvar os itens do pedido força venda no ERP de forma assíncrona“. Para saber mais sobre como os parâmetros do força de vendas, clique aqui.

Com o parâmetro habilitado o salvamento das quantidades dos itens do pedido será realizado a cada 30 segundos, o campo descrição do produto irá informar o status que a informação se encontra: ( Verde = Sincronizado/Salvo ) e ( Vermelho = Não Sincronizado/Há Salvar )

Com o parâmetro desabilitado o salvamento das quantidades dos itens do pedido será realizado a cada digitação.

A linha do produto em vermelho indica que o estoque está negativo.

A exibição do estoque dos produtos pode ser definida através da Manutenção de Produtos para Venda Externa. Para saber mais sobre como funciona esta função, clique aqui.

Para que a coluna “Qtd. Volume” seja exibida, o parâmetro “Informar quantidade de volumes dos produtos de pesos variáveis” deve estar habilitado. Para saber mais, clique aqui

Vale ressaltar também que, no cadastro dos produtos de pesos variáveis deve conter o peso aproximado para que ocorra o cálculo da quantidade de volume na coluna.

É possível editar tanto o campo da coluna “Qtd. Pedido” quanto da coluna “Qtd. Volume“. O cálculo será automático de acordo com o peso aproximado informado no cadastro do produto.

Se o peso aproximado não estiver informado no cadastro do produto, o campo da coluna “Qtd. Volume” não fica habilitado para edição.

Ao informar um preço abaixo do padrão estabelecido pela Tabela de Preço de Venda, será exibida uma mensagem bloqueando a ação do usuário, evitando que a venda seja concretizada com um desconto maior que o permitido. No exemplo abaixo, utilizamos o preço de R$0,01 para o produto Café Blue 500g Extra Forte:

A mesma regra vale ao informar um preço acima do padrão estabelecido na Tabela de Preço de Venda, será exibida uma mensagem informando qual o limite máximo permitido para o preço de venda. No exemplo abaixo, utilizamos o preço de R$100,00 para o produto Café Blue 500g Extra Forte:

Informado um desconto permitido nos itens na coluna Preço final Un.(R$), será possível indicar se é o Vendedor ou Fornecedor irá pagar a verba gerada com base no desconto clicando no link dos preços da coluna Variação Un.(R$). O ícone  indica que o financiador da verba gerada será o vendedor e o  indica que o financiador da verba gerada será o Fornecedor. Lembrando que estas informações podem ser alteradas no Gerenciamento de Pedidos do Força de Vendas. Por padrão o vendedor irá financiar a verba por item, para alterar a verba em lote selecione a linha dos produtos e altere o responsável pela verba clicando no botão .

Obs.: Quando um Pedido Força de Vendas passa pela Ordem de Separação, a coluna Separado (Qtd.) será habilitada para o usuário comparar a quantidade pedida com a quantidade separada, conforme exemplo abaixo:

Habilitando a opção Exibir preço conforme o fator de embalagem do produto nos Parâmetros do Módulo de Vendas, o preço do produto exibido na coluna Preço Emb. (R$) no pedido força de vendas será exibido conforme o fator de embalagem do produto (considerando o percentual do custo financeiro do Prazo de Pagamento utilizado no pedido), conforme exemplo abaixo:

Fator de Embalagem:

Habilitando a opção Exibir preço com impostos nos Parâmetros do Módulo de Vendas, o preço do produto exibido na coluna Preço c/ imp. no pedido força de vendas será exibido conforme a soma dos impostos no valor atual do produto, (considerando o percentual de IPI e ICMS S.T utilizado), conforme exemplo abaixo:

Habilitando a opção Gerenciar pedidos com valores que estejam fora do desconto ou acréscimo permitido na tabela nos Parâmetros do Módulo de Vendas, todos os pedidos de força de vendas que os valores estiverem com desconto ou acréscimo divergente da regra da tabela de preço, serão enviados para o gerenciamento. Lembrando que esse parâmetro não se aplica para o aplicativo de pedidos.

Na aba de Entrega, temos as informações de entrega para cada cliente e campo de observações que será incluído na emissão da nota fiscal para cada cliente.
Vale ressaltar que os endereços configurados como ‘Entrega’ serão identificados pela letra “E”, os destinados ao faturamento pela letra “F” e os adicionais pela letra “A”.
Também é possível durante o processo de solicitação de pedidos Força de Vendas, considerar diversos endereços para pedidos distintos do mesmo cliente.

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A data de entrega é calculada de acordo com a quantidade de dias informada no cadastro do Grupo Econômico.

Após clicar em , Caso o pedido esteja com uma versão antiga do prazo de pagamento, será exibida uma opção para realizar a atualização do pedido com os dados do prazo de pagamento vigente ou se deseja continuar os dados do prazo de pagamento com a versão anterior. Ao solicitar o pedido, os estoques dos produtos incluídos nele serão reservados com as quantidades da venda.

Caso haja um cliente com o status de bloqueado no pedido, será exibida uma opção para informar o motivo para o pedido do cliente bloqueado e a mensagem será exibida no financeiro na tela de Análise de Crédito.

Para pedidos e-commerce B2C, será apresentado a aba Transportadora, temos as seguintes informações: identificação da transportadora, dados de rastreio enviadas pela transportadora e a criação e cancelamento manual da ordem de serviço da transportadora.

  • Identificação da transportadora: Código de identificação da transportadora
  • Criar ou Cancelar ordem de serviço: Opção para criar ou cancelar a ordem de serviço com a transportadora
  • Dados de rastreio: Exibirá os dados de rastreio como (URL) e notificações que a transportadora disponibiliza

No pedido temos a opção de , está funcionalidade criará um novo pedido baseado no que está sendo copiado, utilizando a versão vigente da tabela de preços e a versão vigente do prazo de pagamento, o sistema irá validar todas as informações necessárias do pedido para que não haja inconsistências de dados para a criação do novo. Se houver alguma informação que não seja disponível adicionar ao novo pedido, será informado na tela com a possibilidade do usuário continuar a cópia ou não. Para criar uma cópia apenas de um cliente específico do grupo econômico, clique no botão  da linha do cliente desejado.

Ao clicar em  ou , será possível selecionar o tipo do pedido que será criado, esta opção tem como finalidade criar uma cópia com os mesmos clientes e produtos, porém com o tipo do pedido de acordo com a necessidade do usuário. Será possível copiar o pedido com o tipo: Venda, Doação ou Bonificação, ou o mesmo tipo do pedido que será copiado.

Também será possível selecionar a quantidade dos itens que serão inseridos no pedido cópia, esta opção tem como finalidade criar uma cópia baseando-se na Quantidade Separada ou Quantidade Solicitada.

Para pedidos cancelados serão exibidas as opções com o tipo: Venda, Doação ou Bonificação, ou o mesmo tipo do pedido que será copiado. A cópia deste status de pedido será baseada apenas na Quantidade Solicitada.

Pedido Copiado:

Para os pedidos de origem E-commerce B2C também é possível efetuar a cópia do pedido. Ao criar uma cópia do pedido de e-commerce B2C, será criado um novo pedido com os dados da loja emitente, forma de pagamento, cliente e produtos sem a quantidade original do pedido. Também é possível criar uma cópia de pedido criando um novo do tipo Doação ou Bonificação com os mesmos dados mencionados acima.

Também temos a opção de , esta funcionalidade criará um novo pedido utilizando a mesma versão de tabela do pedido de origem com seus respectivos preços dos produtos. O sistema irá validar o prazo de pagamento, caso o prazo de pagamento esteja com uma versão mais recente, o sistema irá clonar o pedido utilizando a mesma versão do pedido, vínculo do vendedor com o cliente no grupo econômico baseado no que está sendo clonado. Se houver algum impedimento com base nestas validações o sistema irá exibir uma mensagem de erro na tela. Para criar uma cópia apenas de um cliente específico do grupo econômico, clique no botão  da linha do cliente desejado.

Ao clicar no botão  ou , o usuário terá disponível como opção do tipo do pedido: Venda, Doação ou Bonificação ou o mesmo tipo do pedido que será clonado.

Também será possível selecionar a quantidade dos itens que serão inseridos no pedido clone, esta opção tem como finalidade criar um clone do pedido baseando-se na Quantidade Separada ou Quantidade Solicitada.

Caso o prazo de pagamento esteja inativo não será possível realizar a clonagem de pedidos

Pedido Clonado:

Caso o pedido original esteja em algum Roteiro de Entrega com o status aberto ou em trânsito, será possível incluir ou não o pedido clonado no roteiro de entrega do pedido original, ao solicitar o pedido clonado:

Se o sistema estiver parametrizado para gerenciar pedidos do força de vendas, esta mensagem será disponibilizada no módulo Gerenciamento de Pedidos do Força de Vendas.

Também temos a opção de cancelar um pedido, mesmo após a análise no gerenciamento de pedidos. Lembrando que o pedido pode ser cancelado até o momento da separação do produtos na logística, após este processo não será possível efetuar o cancelamento.

Ao clicar em cancelar pedido, será necessário informar qual o motivo do cancelamento do pedido. É possível cancelar também os pedidos do força de vendas integrados com o e-commerce, porém, para pedidos com status “Separado” ou até pedidos com faturamento cancelado, o usuário deverá possuir a permissão: 3530 – “Cancelar pedido do força de vendas não cancelado no e-commerce”.

Na consulta de pedidos o mesmo fica com o status de aguardando análise de acordo com o parâmetro, ou com o status de fechado.

Na consulta também é possível fazer a impressão do pedido, de um ou mais pedidos selecionados.

Na impressão consta o status do pedido.

Os vencimentos serão incluídos na impressão somente após o faturamento do pedido.

Na consulta também é possível enviar o pedido por email.

Ao clicar em enviar pedido por e-mail será aberta a tela com os emails cadastrados no cliente, uma opção para o usuário inserir o email e um campo de mensagem para incluir uma observação para o pedido.

Ao faturar um pedido emitido pelo Força de Vendas, será possível visualizar o número da nota fiscal (com um link direcionado para os detalhes da nota) e o respectivo status da nota. Na coluna Status da NF será possível visualizar os status: Não Cancelada, Cancelada e Recusada.

Quando um pedido do força de vendas é enviado para o PDV/Webhook e faturado por esta opção, também será possível visualizar os detalhes do cupom fiscal, através do link do número do cupom semelhante ao procedimento descrito acima para os pedidos faturados por nota fiscal.

E clicando no ícone ao lado do número da Nota Fiscal , será possível visualizar todas as notas fiscais vinculadas ao pedido, o tipo de nota, valor total, Status e Data de Emissão de cada NF-e.

2 Responses to “Pedido de Força de Vendas”

  1. Logística: Cadastro de Rotas - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] O objetivo desse cadastro é para fazer as rotas de entregas, dos pedidos de vendas de Grupos Econômicos. […]

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  2. Cadastro de Vendedor Externo - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] de vendas que o vendedor externo poderá emitir. Lembrando que esta regra vale tanto para os pedidos emitidos pelo Bluesoft ERP como o Aplicativo Força de […]

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