Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Logística > Endereçamento de Paletes

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

2162 – Manutenção de Estoque Logístico

O processo de endereçamento automático tem como objetivo indicar em qual posição dentro do deposito a mercadoria deve ser armazenada, ou seja, o sistema informa em qual localização o produto recebido será endereçado, como o gerenciamento de armazenagem não depende de um fator humano a otimização do espaço físico do armazém é garantida .

A automatização de armazenagem tem a capacidade de diminuir o tempo das operações uma vez que o processo decisório de alocações dos paletes é dada pelo sistema de forma imediata, logo o operador executa a atividade conforme o sistema decidiu.

Quando habilitado o parâmetro  “Usa endereçamento automático” e realizar o recebimento de notas fiscais por carga o sistema gerar as ordem de serviços:

1 – Crossdocking: É o sistema de logística no qual uma mercadoria é enviada pelo fornecedor diretamente para um Centro de Distribuição Logístico (CD)  onde não há necessidade de armazenar, logo é possível separar a encomenda para o transporte e entrega no ato do recebimento, duvidas clique aqui. Caso houver quantidade recebida a ser armazenada no Centro de distribuição logístico é utilizada para ressuprir o picking padrão do produto.

2 – Distribuição Imediata: A partir da mercadoria recebida o sistema tem a inteligência de gerar um abastecimento automático para as lojas, o calculo da demanda do produto recebido  é  realizado de acrodo com o a parametrização do conceito de estoque a ser considerado na sugestão de abastecimento, “Estoque mínimo ou Exposição mínima”, duvidas clique aqui. Este processo  encontra-se em desenvolvimento para versões futuras.

3 – Armazenamento no picking ou pulmão: Endereços de Picking são os endereços de coleta (fracionada), no momento do recebimento o sistema verifica a ocupação máxima da posição e gera uma ordem de ressuprimento para reabastecer, duvidas sobre ressuprimento clique aqui. Endereço de pulmão são identificado no local mais alto na organização dos paletes, uma vez que não há produtos a serem ressupridos no endereço de picking na etapa de endereçamento automático serão redirecionado para o endereço de pulmão.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu WMS > Configurações > WMS Parâmetros  

Selecione o Centro de Distribuição e habilite os parâmetros Usa endereçamento automático e Obriga o cadastro do endereço de Picking.

Observação:O processo de Gerar distribuição Imediata se encontra em desenvolvimento, duvidas clique aqui.

Para gerar a distribuição imediata é necessário informar por curva os dias de reposição e dias de cobertura. Caso queira considerar a quantidade de estoque de segurança e ponto extra habilite o parâmetro, duvidas clique aqui.

2) No exemplo abaixo vamos confirmar o recebimento de nota fiscal vinculada a uma carga onde o produto recebido não possui cadastro de picking. duvidas sobre recebimento de nota fiscal com carga clique aqui.

O sistema alerta ao usuário que é necessário realizar o cadastro de picking.

3) Acesse o modulo de cadastro de picking, WMSCadastros > Manutenção de Cadastro de Produtos WMS e realize o cadastro de endereço de picking do produto, duvidas clique aqui.

4) Após o cadastro do endereço de picking confirme o recebimento da nota fiscal novamente.

É gerado os lotes de endereçamento e de expedição

Conforme informação acima os lotes de endereçamento e expedição foram gerados.

A ordem de execução  de movimentação obedece as seguintes ordens:

  • Cross Docking
  • Distribuição Imediata – Em desenvolvimento!.
  • Ressuprimento de Picking
  • Endereçamento Padrão(picking/pulmão)

5 )Após confirmado o recebimento da nota fiscal consulte a central de relatório do produto e acesse a aba Estoque  > Lotes e Datas de Validades.

  • O Status (R – Reservado) indica que foi gerado uma distribuição imediata para as lojas 1, 2 e 3 a partir da nota fiscal recebida. No exemplo da nota fiscal 6543foram recebido 900 CX de Cerveja Bluesoft 350ml, onde baseado na formula de cálculo de abastecimento do “estoque mínimo” ou “exposição mínima” o sistema gerou as ordens de serviço reservando o estoque de acordo com a necessidade de cada loja. As reservas geradas deve ser executadas pelo modulo Execução de Ordem de Serviço de Separação WMS
  • O Status (R – Reservado) pode indicar também que foi gerado uma distribuição através do processo de recebimento CrossDocking. Duvidas sobre o processo clique aqui. Além de indicar reservar criadas por distribuição imediata,  CrossDocking a reserva poder ter sido criada manualmente pelos módulos de distribuição forçada por destinatário, distribuição forçada por produto ou distribuição multiloja.
  • Na imagem acima o Status (S – Saída) indica que na posição há uma quantidade a ser retirada para realizar o reabastecimento do picking.
  • Na imagem acima o Status (P – Pendente) indica que há posição está pendente de reabastecimento de picking. Conforme imagem acima  foi gerado uma ordem de serviço de ressuprimento de picking de 100 CX conforme o cadastro da ocupação máxima realizado anteriormente. Para executa-la siga as instrução da funcionalidade “Gerenciamento de Ordem de Movimentação WMS“.
  • O Status (E – Endereçar) indica que foi gerado uma ordem de serviço de endereçamento, para realizar o endereçamento acesse a funcionalidade no mobile Logística > Endereçamento de palete, duvidas clique aqui.

Caso o produto estiver endereçado em uma posição de picking diferente de seu cadastro a quantidade endereçada é utilizada para calcular se o picking deve ser abastecido ou não. Se o produto recebido estiver com uma data de validade inferior do que a armazenada no pulmão é desconsiderado o palete recebido para realizar o ressuprimento do picking.

Com a nota fiscal confirmada e as ordem de movimentação de picking e pulmão gerada deve ser executada através do mobile acessando a funcionalidade “Execução da Ordem de Serviço de Movimentação WMS”, duvida clique aqui

Importante: No endereçamento automático de picking e pulmão não é permitido realizar corte da quantidade, caso necessário realize a manutenção da quantidade após confirmar o armazenamento.

Para que o sistema indique automaticamente onde o produto deve ser armazenado é necessário realizar os cadastros e parametrizações abaixo :

1 – Incluir o setor de armazenagem e tipo de armazenagem no endereço logístico, duvidas clique aqui;

2 – Cadastrar a posição de picking padrão no produto, duvidas clique aqui;

3 – Habilitar o parâmetro Usa endereçamento automático, duvidas clique aqui;

4 – Configurar o Peso Total(Máximo), Qtde. de Paletes(Máximo) e  Altura MM(Máxima), do endereço logístico, dúvidas clique aqui;

5 – Configurar o Peso, Altura, Lastro e Camada no cadastro do produto, na aba logística. Dúvidas clique aqui;

Com os cadastros realizado e parâmetro habilitado,  ao confirmar o recebimento da nota  fiscal o sistema utiliza a regra de melhor endereço disponível para armazenar o produto.

Quando a posição do produto for do tipo:

Picking fixo:

O armazenamento é efetuado no endereço de picking no qual foi cadastrado na WMS produto(picking padrão), duvidas clique aqui;

Picking Dinâmico:

O armazenamento é efetuado no primeiro endereço de picking  encontrado utilizando a seguinte ordem:

1º – Picking padrão se o mesmo estiver vazio;

2º – Picking padrão mesmo se houve outro produto;

3º – Posição de picking que já houver o mesmo endereçado

4º – Posição vazia de mesmo setor de armazenagem e tipo de endereçamento

5º – Redirecionado para o endereço de pulmão livre mais próximo do picking cadastrado

6º – Se não houver endereço livre é  redirecionado para o endereçamento manual

Tanto no endereçamento automático do picking como no ressuprimento de picking passamos a utilizar a regra de melhor endereço disponível para armazenar o produto. No caso do endereçamento automático é utilizado o produto de maior quantidade no palete como referência para endereçar o palete todo.

Exemplo:

O produto abaixo foi cadastrado na posição 930.361.1.1.1.0.2 de picking dinâmico:

Ao realizar a consulta do endereço há outro produto armazenado

Então neste caso é utilizado a 4º regra do picking dinâmico, onde encontra uma posição vazia de mesmo setor de armazenagem e tipo de endereçamento, no caso o endereço de numero 930.361.1.8.7.0.1

Não há estoque armazenado

Após o recebimento da nota fiscal de 60 FD, foi gerado o ressuprimento de 30 FD para armazenar na posição 930.361.1.8.7.0.1, o restante deve ser armazenado no pulmão manualmente.

Importante: Caso no endereço de pulmão a data seja inferior a data que está sendo recebida o ressuprimento do picking automático não é realizado sendo necessário armazenar o produto no pulmão. O sistema soma a quantidade de todas as posição de picking do produto que está sendo recebido e compara o total calculado com a quantidade total de ocupação máxima de picking, caso o total calculado for igual ou maior que a ocupação máxima do picking  o mesmo não será ressuprido.

Endereçamento Pulmão:

Quando não houver produtos a serem ressupridos no picking no processo do endereçamento automático serão redirecionado para o endereço de pulmão, logo a rotina do sistema identifica o produto de maior quantidade dentro do palete no qual foi recebido e localiza o endereço de pulmão vazio mais próximo desde produto utilizando como referência o setor de armazenagem. Caso encontrado o endereço livre todo o palete deve ser endereçado na mesma posição livre, pois espera-se que o palete tenha sido montado corretamente com os itens do mesmo setor de armazenagem.

Caso o parâmetro “Endereçamento Automático em Duas Etapas” esteja habilitado, quando houver endereçamento de pulmão, será criada 2 tarefas.

OBS: Pelo botão “MOSTRAR” é possível esconder/visualizar os produtos dentro deste palete.

Para conseguir executar, é preciso que o Operador tenha a atividade  “Movimentação da Doca para o Pulmão” vinculada à ele.

A primeira movimentando da Doca para o Pulmão, onde será preciso confirmar o Palete e o Endereço Destino

A segunda endereçando para o Pulmão, onde será preciso confirmar o Palete e o Endereço Destino

Na imagem abaixo é ilustrado as ordens geradas de picking e pulmão nas quais devem ser executada conforme já mencionada via tela mobile “Execução da Ordem de Serviço de Movimentação WMS”, duvida clique aqui

Movimentações a serem endereçada Picking e Pulmão.

Observação: Quando não houver endereço livre de pulmão de acordo com o setor de armazenagem do produto será validado se o parâmetro Direcionar o produto para o próximo setor caso o setor de cadastro dele esteja ocupado está habilitado.

Caso esteja habilitado o sistema vai direcionar o produto para o próximo setor seguindo a ordenação que está localizada no cadastro de setor, até completar todos os endereços com setores disponíveis. dúvidas clique aqui.

Caso o parâmetro esteja desabilitado ou todos os endereços estiverem ocupados, o palete é redirecionado para a tela de Endereçamento de Paletes, onde o armazenamento do palete deve ser realizado de forma manual, duvidas clique aqui.

O endereçamento manual do palete é identificado pelo status (E) de ocupação

Os produtos que houver seu endereço de picking ocupado é redirecionado para endereço de pulmão

Conforme imagem acima o produto maionese possui endereço de picking cadastrado porem em sua posição o endereço se encontra ocupado com outro produto logo o armazenamento é efetuado utilizando a mesma regra já citada no endereçamento de picking:

1º – Picking padrão se o mesmo estiver vazio;

2º – Picking padrão mesmo se houve outro produto;

3º – Posição de picking que já houver o mesmo endereçado

4º – Posição vazia de mesmo setor de armazenagem e tipo de endereçamento

5º – Redirecionado para o endereço de pulmão livre mais próximo do picking cadastrado

6º – Se não houver endereço livre é  redirecionado para o endereçamento manual

Importante: Para que o sistema realize o endereçamento automático o cadastro entre o endereço logístico(ativo)  e o cadastro de produtos WMS de picking devem está relacionado, o setor de armazenagem, a área e o local de estoque. Hoje não existe definido uma ordem de execução das ordem de endereçamento do picking ou pulmão, estamos desenvolvendo a forma no qual a mesma deve ser executada em versões futuras.

Leave a Reply