Caminho da Funcionalidade no Sistema:

TMS > Expedição > Roteirização de Pedidos de Venda

Permissões de Usuário: MB__info

2206 – Separação de Pedido de Força de Venda

2219 – Gerenciar Roteiros de Entrega

2241 – Listar Status de Pedido de Venda

2940 – Geração Automática de Roteiro

2964 – Alterar Data de Confirmação do Canhoto

2968 – Confirmar canhoto de nota fiscal da viagem

2969 – Consultar canhoto de nota fiscal da viagem

A integração entre o TMS e WMS além de facilitar garante uma maior agilidade no fluxo logístico, aumentando a produtividade, a segurança e a confiabilidade das operações, contribui diretamente para a redução de custos, desperdícios de materiais e mão de de obra.
Como exemplo podemos programar o WMS para sinalizar quando um determinado produto tiver chegado ao seu nível mínimo de quantidade necessária e indicar a necessidade de reposição, contemplando o processo de expedição e separação do produto, logo integrando com o TMS é possível criar a roteirização(Transporte) da mercadoria ser enviada, indicar quando um veiculo é liberado para viagem sem atingir sua capacidade total de carregamento, garantindo a melhora e a qualidade dos serviços prestados.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1 – Acessar o caminho TMS > Expedição > Roteirização de Pedidos de Venda

2 – Para iniciar o processo na tela de consulta de roteirização, temos as opções de Criar Roteiro e Buscar.

  1. Nº do Roteiro: Campo para pesquisar pelo número do roteiro.
  2. Nº da Viagem: Campo para pesquisar pelo número da viagem.
  3. Descrição: Campo para pesquisar pela descrição do roteiro.
  4. Nº do Pedido do Cliente: Campo para pesquisar pelo número do pedido do cliente do força de vendas.
  5. Veículo de Entrega: Lista de veículos cadastrados no sistema, para saber como funciona o cadastro clique aqui.
  6. Motorista: Campo para informar o motorista para pesquisar seus roteiros, para saber como funciona o cadastro clique aqui.
  7. Rota: Lista de rotas cadastradas no sistema, para saber como cadastrar uma rota clique aqui.
  8. Status do Roteiro: Lista de status da roteirização.
  9. Período: Período de data da criação do roteiro.

Ao clicar em , um novo roteiro é criado com uma Viagem padrão:

Adicione uma nova viagem ou edite a padrão, clicando no botão de edição   e Informe :

Uma descrição;

Veiculo de entrega;

Tipo de Veiculo;

Motorista Habilitado;

Previsão de entrega do roteiro;

Em seguida clique em

3 – Em seguida será exibido a opção para incluir os pedidos do força de vendas e e-commerce na viagem, duvidas sobre como criar um pedido no força de vendas clique aqui:

Ao clicar em adicionar pedidos, será exibida a tela de consulta de pedidos, exibindo pedidos Em Separação, SeparadoFaturados por Nota Fiscal e Faturados por Cupom, a consulta poderá ser por nº do pedido de força de vendas ou e-commerce, rota, período ou filiais. O resultado da consulta vai conter as seguintes informações:

  1. Nº do pedido: Número do pedido força de vendas do cliente.
  2. Cliente: Nome fantasia do cliente com link direcionado para o cadastro.
  3. Endereço: Endereço de entrega do cliente.
  4. Rota*: Rota cadastrada na aba Preferências de Entrega do cliente. Para alterar a rota no cadastro do cliente, clique duas vezes na linha desejada e selecione uma nova rota.
  5. Peso total: Peso total calculado de acordo com os produtos do pedido força de vendas.
  6. Valor total: Valor total dos produtos do pedido força de vendas.
  7. Status: Status atual do pedido (Separado, Faturado por Nota Fiscal, Faturado por Cupom Fiscal, Fechado).
  8. Faturado: Coluna que indica se o pedido está faturado (Sim/Não).
  9. Entrega solicitada para: Data solicitada para a entrega do pedidos.
  10. Ocorrências: Nesta coluna será possível visualizar o histórico de alterações realizada no pedido e visualizar/enviar mensagens para outros setores, como Separação, Roteirização e Entrega. A linha do pedido destacada na cor azul indica que existem mensagens para serem visualizadas.

Observação: Ao selecionar pedidos com rotas diferentes, será exibido um alerta informando que na seleção possui rotas diferentes, o sistema não bloqueia a inclusão, somente faz o alerta. Só serão selecionados os pedidos dos clientes que tenham a Rota informada no Cadastro do Cliente > aba Preferências de entrega.

Ao selecionar os pedidos, os mesmos serão incluídos no roteiro, caso houver a necessidade é possível adicionar mais pedidos nesse roteiro.

  1. No botão cria uma nova viagem dentro do mesmo roteiro.
  2. No botão  imprime os pedidos selecionados da roteirização.
  3. No botão  imprime o roteiro com os pedidos incluídos.
  4. No botão remove os pedidos selecionados da viagem.
  5. No botão  adiciona mais pedidos na viagem.
  6. No botão exibe as ocorrências do pedido.
  7. No botão mensagens tela para troca de mensagens entre os módulos.
  8. No botão remove-pedido remove o pedido da viagem ou exclui a viagem.
  9. No botão voltar volta para a tela de consulta de roteirização.
  10. No botão excluir-roteiro exclui o roteiro criado.
  11. No botão salvar salva os dados do roteiro criado.
  12. No botão  confirma a saída do roteiro. Só poderão confirmar com notas faturadas, os demais status serão removidos do roteiro.
  13. No campo Observação, é possível incluir qualquer observação sobre o roteiro.

Após os dados inseridos ou altera-los clique sobre o botão

4 – Clique sobre o botão para enviar o pedido para o gerenciamento de carga, o botão somente é exibido se o parâmetro “Usa módulo logístico na separação de pedidos do força de vendas para lojas do tipo CD” estiver habilitado, duvidas clique aqui.

Com o modal em aberto selecione o local de estoque e o tipo de de Execução  de Separação  e envie o pedido

Local de Estoque: Local onde se encontra o estoque do produto;

Tipo de Execução de Separação: Pedido a Pedido (Separação será realizada por cliente ), Por Carga (É totalizado o pedido de todos os clientes e a separação é realizada por carga)

Os pedidos separado por carga não podem ter mais de um local de estoque

Após ajustar os locais de estoque de acordo com cata tipo de execução de separação clique em

Com o pedido enviado o Status da roteirização é alterada para “Aguardando Separação WMS”

5 – Para realizar a separação é necessário executar os passos abaixo na ordem:

1 – Consulte o pedido no Gerenciamento de Carga;

2 – Realize a separação do pedido através da Execução da Ordem de Serviço de Separação;

3 – Após a separação é necessário realizar a conferencia através da Execução da Ordem de Serviço de Conferência;

4 – Com a carga já conferida crie o carregamento, Gerenciamento de Ordens de Carregamento WMS ;

5 – Em seguida carregue o veiculo, Ordem de Serviço de Carregamento Puxada WMS;

Neste momento, ao informar o veículo de entrega no roteiro antes da integração do TMS com WMS, ao clicar para gerar ordem de carregamento será selecionado automaticamente o Veículo informado anteriormente.

Caso informar um veículo diferente do que foi configurado anteriormente, exibirá uma mensagem de confirmação da alteração.

Após ter gerado a ordem de carregamento, caso seja alterado o veículo da ordem, também exibirá uma mensagem de confirmação da alteração.

Alterando no WMS o veículo, será refletido no roteiro também.

6 – Retorne ao modulo de roteirização,  caminho TMS > Expedição > Roteirização de Pedidos de Venda

Com o veiculo carregado o status da roteirização é alterada, neste exemplo como a quantidade do produto foi separada a menor que a quantidade pedida é necessário  ratear a quantidade entre os clientes.

7 – Acesse o modulo Força de Vendas > Faturamento de Força de Vendas , realize a consulta do pedido a ser faturado e clique sobre o botão, repare que as linhas da Grid estão em destaque na cor vermelha indicando que somente será possível realizar o faturamento após o rateio das quantidades.

8 – Após clicar no botão , o modal é aberto ilustrando os itens e suas respectivas quantidades para ser realizado o rateio;

É possível realizar o rateio em massa de toda a carga selecionada para faturar ou realizar o rateio de item manual.

  • Cores das linhas
    • Linha verde = Já foi realizado o rateio.
    • Linha Vermelha = Precisa ser realizado o rateio
    • Linha preta = Item foi separado a quantidade normal (não é permitido a alteração).
  • Botão de Rateio Sequencial
    • É realizado o rateio por ordem de cliente e caso não tenha quantidade suficiente o ultimo é separado com quantidade 0.
  • Botão de Rateio Proporcional
    • É realizado o rateio baseado na quantidade pedida e realizado a distribuição para que todos os clientes tenha pela menos uma unidade.
  • Botão exibir Apenas Itens Divergentes
    • É exibido apenas itens que possui quantidade pendente de rateio.
  • Lápis ( Editar )
    • É exibido um novo modal para realizar a alteração do item selecionado, podendo fazer a distribuição da quantidade manualmente ou realizando o cálculo conforme já informado acima.

Exemplo de rateio sequencial

Exemplo de rateio proporcional

Formula de calculo rateio proporcional

Vamos imaginar que foi realizado dois pedidos conforme abaixo:
Cliente A, foi solicitado 70 FD do produto ARROZ BLUESOFT FD 20;
Cliente B, foi solicitado 30 FD do produto ARROZ BLUESOFT FD 20;

Totalizando 100 FD do produto ARROZ BLUESOFT FD 20, onde para o cliente A representa 70% do total pedido já para o cliente B representa 30%, porem foi separado apenas 60 FD;

Logo é necessário calcular quanto representa em percentual a quantidade separada para cada cliente;

Cliente A, total separado 60 * 70% = 42 FD
Cliente B, total separado 60 * 30% = 18 FD

No caso da imagem abaixo a quantidade foi distribuída da seguinte forma:

Cliente China, total separado 15 * 50% = 7,5 FD, logo é arrendado para 8 FD
Cliente Fulano, total separado 15 * 50% = 7,5 FD, como sobrou apenas 7 FD é será rateado apenas o restante.

Exemplo de rateio manual

Após confirmar o rateio  serão exibidas as opções para alterar a Data de Saída, Hora de Saída da nota fiscal, a opção Abrir o Acompanhamento de Notas Fiscais e a lista de impressoras disponíveis para a impressão do DANFE e Duplicatas em Impressora Nf-e e Boletos.

Ao clicar em Faturar será aberta a tela de acompanhamento de notas fiscais com as notas faturadas e enviadas para a SEFAZ, para saber como funciona a tela acompanhamento clique aqui.

Com os dados preenchidos clique em

A nota será faturado e o status é alterado para Faturado por Nota Fiscal

Importante: No processo de encaminhamento de pedidos para separação no WMS, são realizadas as seguintes validações:

1 – Realizamos a validação da disponibilidade do produto no local de estoque selecionado, verificando se coincide com o fator de estoque do item solicitado. Em casos de divergência, um painel informativo é exibido ao usuário. Caso decida prosseguir, apenas os produtos com quantidade disponível no correspondente fator de estoque serão enviados ao WMS.

2 – Na ausência de saldo suficiente e com separação do tipo ‘pedido a pedido’, o sistema não poderá encaminhar automaticamente para o WMS, pois o rateio necessário para criar a separação não é realizado nesse caso. Nesse contexto, é viável optar pela separação por carga, permitindo, assim, a realização posterior da separação.

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3 – É imprescindível que haja saldo disponível na posição de endereçamento, correspondendo ao mesmo fator de estoque solicitado para o produto.

4 – É necessário cadastrar um box para cada local de estoque.

5 – Não é possível encaminhar para separação um pedido que contenha o mesmo produto com fatores de estoque distintos.

6 – Não é possivel enviar pedido com tipo de execução de separação diferente

7 – Somente os pedidos criados por meio da Funcionalidade Força de Vendas poderão ser enviados para a separação no WMS. Se houver vínculo com outros tipos de pedido, o envio será bloqueado, sendo necessário remover o pedido inconsistente do roteiro de entrega.

8 – O ícone somente é exibido para filiais que possui o parâmetro “Usar módulo logístico na separação de pedidos do força de vendas para lojas do tipo CD” habilitado, duvidas clique aqui.

9 – Quando um pedido é associado a uma filial que não dispõe de integração com o sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), o usuário recebe um alerta. A fim de dar continuidade ao processo de envio do pedido para a etapa de separação, é necessário que o pedido inválido seja removido.

10 – Apresentamos a seguir os cenários potenciais de integração entre os pedidos do tipo Força de Venda e o módulo WMS, levando em conta a ativação e desativação do parâmetro ‘Permitir separar o produto com fator diferente do pedido‘.

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