Caminho da Funcionalidade no Sistema:

TMS > Expedição > Roteirização de Pedidos de Venda

Permissões de Usuário: MB__info

2206 – Separação de Pedido de Força de Venda

2219 – Gerenciar Roteiros de Entrega

2241 – Listar Status de Pedido de Venda

2940 – Geração Automática de Roteiro

2964 – Alterar Data de Confirmação do Canhoto

2968 – Confirmar canhoto de nota fiscal da viagem

2969 – Consultar canhoto de nota fiscal da viagem

3008 – Consultar Roteiro de Entrega

3010 – Reabrir o Roteiro de Entrega

3011 – Finalizar Roteiro Entrega

3012 – Confirmar Saída do Roteiro de Entrega

3013 – Salvar Roteiro Entrega

3014 – Excluir Roteiro Entrega

3192 – Concluir embarque da viagem

A roteirização é um importante processo da logística, pelo fato que a mesma otimiza o uso da frota através da definição das rotas a serem percorridas pelos veículos para entrega e coleta de produtos.

No Bluesoft ERP o processo roteirização se faz necessário vincular pedidos faturados, para a criação de um roteiro, porém o mesmo roteiro pode conter várias viagens. Se uma ou mais entregas não foram concretizadas as mesmas poderão ser incluídas em um novo roteiro ou em uma nova viagem.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para iniciar o processo na tela de consulta de roteirização, temos as opções de Criar Roteiro e Buscar.

  1. Nº do Roteiro: Campo para pesquisar pelo número do roteiro.
  2. Nº da Viagem: Campo para pesquisar pelo número da viagem.
  3. Descrição: Campo para pesquisar pela descrição do roteiro.
  4. Nº do Pedido do Cliente: Campo para pesquisar pelo número do pedido do cliente do força de vendas.
  5. Veículo de Entrega: Lista de veículos cadastrados no sistema, para saber como funciona o cadastro clique aqui.
  6. Motorista: Campo para informar o motorista para pesquisar seus roteiros, para saber como funciona o cadastro clique aqui.
  7. Rota: Lista de rotas cadastradas no sistema, para saber como cadastrar uma rota clique aqui.
  8. Status do Roteiro: Lista de status da roteirização.
  9. Período: Período de data da criação do roteiro.
  10. Transportadora: Filtro utilizado para listar os pedidos que estão com uma transportadora vinculada.

Ao clicar em , um novo roteiro é criado com uma Viagem padrão:

Em seguida será exibido a opção para incluir os pedidos do força de vendas e e-commerce na viagem:

Ao clicar em adicionar pedidos, será exibida a tela de consulta de pedidos, exibindo pedidos Em Separação, SeparadoFaturados por Nota Fiscal e Faturados por Cupom, a consulta poderá ser por nº do pedido de força de vendas ou e-commerce, rota, período ou filiais. O resultado da consulta vai conter as seguintes informações:

  1. Nº Ordem Entrega: Número da ordem de entrega conforme é selecionado os pedidos.
  2. Nº Pedido: Número do pedido força de vendas do cliente.
  3. Tipo Pedido: Tipo do pedido de venda (Venda, Doação ou Bonificação, Remessa, etc…).
  4. Filial: Nome da loja que emitiu o pedido.
  5. Cliente: Nome fantasia do cliente com link direcionado para o cadastro.
  6. Endereço: Endereço de entrega do cliente.
  7. Rota*: Rota cadastrada na aba Preferências de Entrega do cliente. Levamos em consideração dois tipos de endereço para o calculo da rota, sendo prioridade o Endereço de Entrega, caso não haja disponibilidade neste endereço, levaremos em consideração o Endereço de Faturamento.
  8. Peso: Peso total calculado de acordo com os produtos do pedido força de vendas.
  9. Valor: Valor total dos produtos do pedido força de vendas.
  10. Status: Status atual do pedido (Separado, Faturado por Nota Fiscal, Faturado por Cupom Fiscal, Fechado).
  11. Faturado: Coluna que indica se o pedido está faturado (Sim/Não) por padrão esta coluna está ocultada, para exibí-la selecione ela clicando no botão .
  12. Entrega Para: Data solicitada para a entrega do pedidos.
  13. Tipo de Frete: Tipo de frete definido na tela de emissão do Pedido do Força de Vendas. Esta informação é vem do Cadastro de Grupo Econômico, na aba Tipos de Frete.
  14. Transportadora: Coluna que exibe o nome da transportadora que foi vinculada nos pedidos efetuados no e-commerce.
  15. Forma de Pagto: Meio utilizado no pagamento do pedido.
  16. Prazo: Prazo de pagamento utilizado no pedido.
  17. Ocorrências: Nesta coluna será possível visualizar o histórico de alterações realizada no pedido e visualizar/enviar mensagens para outros setores, como Separação, Roteirização e Entrega. A linha do pedido destacada na cor azul indica que existem mensagens para serem visualizadas.

Através do botão é possível configurar quais colunas serão exibidas no resultado. As colunas disponíveis são: Tipo Pedido, Filial, Valor, Tipo de Frete, Forma Pgto, Prazo e Faturado (que por padrão é uma coluna oculta).

Ao selecionar pedidos com rotas diferentes, será exibido um alerta informando que na seleção possui rotas diferentes, o sistema não bloqueia a inclusão, somente faz o alerta. Só serão selecionados os pedidos dos clientes que tenham a Rota informada no Cadastro do Cliente > aba Preferências de entrega.

Ao selecionar os pedidos, os mesmos serão incluídos no roteiro, caso houver a necessidade é possível adicionar mais pedidos nesse roteiro.

  1. No botão cria outra viagem no mesmo roteiro.
  2. No botão , temos o modelo de impressão de pedidos do roteiro.
  3. No botão , temos o modelo de impressão do resumo de carga.

Exemplo de impressão de pedidos:

Exemplo de impressão de resumo de carga:

  1. No botão  imprime o roteiro com os pedidos incluídos.
  2. No botão remove os pedidos selecionados da viagem.
  3. No botão  adiciona mais pedidos na viagem.
  4. No botão exibe as ocorrências do pedido.
  5. No botão mensagens tela para troca de mensagens entre os módulos.
  6. No botão remove-pedido remove o pedido da viagem ou exclui a viagem.
  7. No botão voltar volta para a tela de consulta de roteirização.
  8. No botão é possível calcular automaticamente a melhor rota para a entrega dos pedidos, que foram adicionados a tela de roteirização.
  9. No botão excluir-roteiro exclui o roteiro criado.
  10. No botão salvar salva os dados do roteiro criado.
  11. No botão  confirma a saída do roteiro. Só poderão confirmar com notas faturadas, os demais status serão removidos do roteiro.
  12. No campo Observação, é possível incluir qualquer observação sobre o roteiro.
  13. No botão , é possível confirmar a saída de uma única viagem. Só poderão confirmar com notas faturadas, os demais status serão removidos do roteiro.
  14. No botão , é possível cancelar a saída de uma única viagem. Só poderão ser canceladas as viagens que não possuem pedidos entregues.

Ao inserir os pedidos na viagem, utilize o botão para que o sistema possa fazer o cálculo da melhor rota de entrega dos pedidos. Após clicar no botão, será exibido um mapa onde cada destino será indicado por uma letra, sempre de forma crescente, de acordo com a rota de entrega. Ao lado, será exibido os passos de deslocamento para cada localidade (direita, esquerda, etc). Lembrando, que esta função está disponível apenas para roteiros de entrega que possuem uma única loja. Lembre-se também que o ponto inicial de deslocamento, sempre será o ultimo ponto do roteiro que foi criado, para que dessa forma, seja finalizado.

Ao inserir os pedidos da viagem, será necessário informar os dados clicando no botão de edição . Lembrando que os pedidos originados do e-commerce B2C, a transportadora estará informada de acordo com a que o consumidor final escolheu no momento de finalizar a compra conforme a integração. Se a transportadora estiver preenchida não será necessário informar os demais campos como Motorista, Veículo e Tipo do Veículo.

Após informar os campos obrigatórios Veículo de Entrega, Motorista e Previsão de Entrega, clique no botão :


Obs.: Também é possível adicionar uma nova viagem ao mesmo roteiro clicando no botão :


Dessa forma é possível controlar as viagens isoladamente dentro de um mesmo roteiro, com datas de entregas, pedidos e rotas diferentes mas tudo gerenciado dentro do mesmo roteiro:

É possível enviar pedido para uma outra Viagem e personalizar de acordo com a sua preferência, basta selecionar o pedido e clicar no botão :

Obs.: Ao incluir na roteirização, pedidos separados através da Ordem de Separação com a quantidade diferente do pedido, a coluna Peso Total será reajustada conforme a quantidade separada e também será possível visualizar a diferença através da coluna Vl. separado (R$).

Ao clicar em , os pedidos que não estão com o status de faturados serão removidos das viagens e liberados para serem incluídos em uma nova viagem.

Após confirmar a saída do roteiro, todas as viagens serão finalizadas e o status do roteiro será alterado para “Em trânsito”.

Ao selecionar os pedidos para a confirmação da entrega, será exibido um pop-up com as seguintes informações:

  1. Número da Viagem.
  2. Status do Canhoto: Irá exibir o status que o canhoto se encontra, podendo ser:  Baixado, Em Aberto, Cancelado.
  3. Tipo de Veículo: Exibe o tipo de veículo utilizado.
  4. Placa: Exibe a numeração da placa do carro selecionado.
  5. Motorista: Exibe o motorista selecionado para realizar a entrega da mercadoria.
  6. Pedido: Exibe o pedido que está sendo confirmado a entrega.
  7. Filial: Exibe a filial que realizou a operação, contendo um link para o cadastro da filial.
  8. Nota Fiscal:  Exibe a nota fiscal do pedido, contendo um link para os dados da nota fiscal.
  9. Data de Entrega: Informa a data de entrega do pedido.
  10. Destinatário: Informa o cliente que irá receber a mercadoria.
  11. Rota: Informa a rota utilizada para a entrega da mercadoria.
  12. Data de Entrega: Podendo ser alterada caso o usuário possua a permissão: 2964 – Alterar Data de Confirmação do Canhoto.
  13. Hora de Entrega: Podendo ser alterada caso o usuário possua a permissão: 2964 – Alterar Data de Confirmação do Canhoto.


Ao clicar em () será aberto um modal informando que este processo não pode ser desfeito.

Após confirmar as entregas é incluída a data de Confirmação de Entrega e o status do pedido é alterado para “Entregue”. Caso o usuário possua a permissão: 2969 – Consultar canhoto de nota fiscal da viagem, poderá visualizar as informações do canhoto clicando no ícone (), conforme o informado.

Após confirmar as entregas o próximo passo é finalizar a roteirização, clicando no botão finalizar.

Ao clicar no botão finalizar será exibida a tela para incluir a Data e hora de saída e também um campo para informar um valor adicional para o roteiro, se houver a necessidade de algum gasto extra.

Se houver algum pedido que não obteve a confirmação de entrega, na finalização é obrigatório informar o status (Cancelado, Devolução ou Reentrega) e o motivo, podendo ser selecionado as opções cadastradas no sistema ou utilizar o motivo “Outro”, possibilitando a inserção de informações adicionais. Também existe a opção de remunerar ou não o motorista para estes pedidos que não tiveram suas confirmações de entrega, caso a opção “Remunerar motorista” esteja desmarcada e um valor adicional informado, na remuneração do mesmo será contabilizada para o contas a pagar apenas o valor adicional. Lembrando que o pedido não confirmado ficará disponível para ser incluído em novos roteiros posteriormente.

O valor adicional será exibido na tela de remuneração do motorista, para saber mais como funciona a remuneração clique aqui.

Após a finalização do roteiro, caso possua a permissão “3010 – Reabrir o Roteiro de Entrega” será possível reabrir o roteiro finalizado, entretanto se houverem duplicatas geradas em relação ao roteiro será necessário realizar o cancelamento para permitir a reabertura.

Após a finalização do roteiro de entrega, serão gerados os movimentos para a remuneração do motorista e também serão cobradas de forma automática para as duplicatas geradas dos pedidos.

Lembrando que além da cobrança da duplicata, o sistema também registra nas ocorrências a data e hora em que foi enviada a cobrança automática.

Na tela inicial da Roteirização de Pedidos de Venda também é possível imprimir as informações do roteiro, para que o motorista tenha a possibilidade de comparar as informações da NF-e com os pedidos em roteiro.

Ao clicar no botão  será possível visualizar e imprimir o roteiro para o motorista:

Para as viagens de pedidos e-commerce B2C vinculadas a uma transportadora será exibida a opção de conferência dos volumes, ao incluir os pedidos faturados na viagem ou pela inclusão dos pedidos na viagem através da leitura do código de rastreio.

A inclusão ou conferência dos volumes na viagem só é permitido para as viagens com os status Aberto ou Liberado para Embarque.

A conferência poderá ser feita pela inclusão manual ou através da leitura por scanner do código de rastreamento.

Após a conferência dos volumes a viagem mudará para o status Embarque concluído.

Para as viagens nas quais serão incluídos os volumes através do código de rastreio a opção na tela de consulta de viagem muda para apenas adicionar.

Na viagem poderá ser adicionado quantos volumes forem necessários, após finalizar muda o status para Embarque concluído.

Para os pedidos com o tipo de entrega Retira na loja, após feita a inclusão dos volumes na viagem e no status Embarque concluído será exibida a opção de Controle de Volumes – Retirada na loja.

Na tela serão exibidos os volumes para a conferência e ao finalizar será alterado o status do pedido para Disponível para retirada e enviado e-mail ao cliente sobre a disponibilidade do pedido na loja.

Ao finalizar a conferência será habilitada o botão .

Após a finalização do processo será enviado para os clientes o email (template padrão) informando que o pedido está disponível para retirada na loja.

Na tela Consultar Pedidos Força de Vendas selecione no filtro “Origem” a opção “Ecommerce B2C” serão exibidos os pedidos com o status “Disponível para Retirada”.

Também é possível criar um pré-roteiro para os pedidos de venda que forem selecionados, clicando em .

Utilizando esta opção, será possível informar os filtros de forma que os pedidos desejados apareçam na tela, selecionado um ou mais pedidos, clique em .

Em seguida, confirme os pedidos que serão adicionados no roteiro:

E o pré-roteiro será criado.

Ao confirmar a saída do pré-roteiro, será necessário informar os campos que compõe a viagem, como Veículo de Entrega, Motorista e Previsão de Entrega.

Também é possível criar roteiros automáticos, com base no período de emissão dos pedidos, rota, status do pedido e pedidos originados do e-commerce B2C com transportadoras vinculadas. Para criar roteiros automáticos clique em :

Regras para criação automática de roteiros:

  • Status disponíveis dos pedidos para a criação do roteiro automático: Separado, Faturado por Nota Fiscal ou Faturado por Cupom, os cálculos são feitos com base na quantidade separada.
  • O período máximo de busca para pedidos é de 31 dias.
  • No cadastro da rota deve haver ao menos um tipo de veículo cadastrado, para saber como cadastrar uma rota clique aqui.
  • Os produtos nos pedidos devem possuir cubagem cadastrada, para saber como cadastrar a cubagem do produto clique aqui e acesse a aba Logística.
  • Para incluir o pedido em uma viagem, é verificado se o peso bruto total do pedido é no máximo o peso disponível na viagem, se não, é criada outra viagem. A mesma lógica se aplica ao volume (cubagem).
  • Quando não houver os cadastros serão exibidos os erros como por exemplo produto sem volume/peso, rota sem tipo de veículo, tipo de veículo sem capacidade.
  • Ao informar transportadora na geração de roteiro automático, serão criados os roteiros de acordo com os pedidos de e-commerce com a transportadora selecionada.

Depois de informar os filtros desejados, clique no botão .

Os roteiros gerados automaticamente possuem destaque nos campos descrição e observação (possível alteração dos dois campos).

Através das cores de cada linha dos pedidos é possível identificar as seguintes situações:

  • A linha com marcação em amarelo corresponde ao Valor Separado maior que o Valor Pedido.
  • A linha com marcação em vermelho corresponde ao Valor Separado menor que o Valor Pedido.
  • A linha sem marcação significa que o Valor Separado é igual a Valor Pedido.

Para os roteiros criados automaticamente utilizando a transportadora, será possível prosseguir com o roteiro clicando no botão e finalizar o embarque clicando no botão .

Para o processo de pedidos de e-commerce B2C vinculados a transportadora na finalização do roteiro não será gerada a remuneração, onde o controle deve ser feito através de contrato de serviços.

Para os pedidos de e-commerce B2C da transportadora Correios será exibida a opção de Envio da PLP para a viagem com o status de Embarque Concluído onde serão incluídos os pedidos vinculados a viagem e também não poderá ser reabrir a viagem quando a PLP estiver sido enviada.

Para consultar os dados da PLP enviada é necessário acessar a plataforma dos Correios disponibilizada para consulta.

A geração de Roteiro Automático e Manual são baseadas na seguinte regra:

1- Procura pelo CEP de endereço do cliente, considerando endereço de entrega e se não houver será o endereço de faturamento;

2- Procura por rotas que satisfazem o intervalo de CEP encontrado;

3- Procura pela rota cadastrada no cadastro do cliente na aba preferência de entrega.

Gerar Borderô de Cobrança EDI ao Finalizar o Roteiro

Em Financeiro / Configurações / Parâmetros do Modulo Financeiro
Quando ativado o parâmetro: Gerar Borderô ao Finalizar Roteiro Pedido Força de Venda? será criado um borderô de Cobrança para as duplicatas vinculadas aos pedidos de força de venda que estejam faturados e confirmado a entrega.
O Borderô será gerado ao finalizar o roteiro quando:
  • As duplicatas geradas no faturamento do pedido de venda esteja como não cobradas;
  • As duplicatas geradas no faturamento esteja com a conta bancária parametrizada para o produto financeiro de EDI cobrança;
  • As duplicatas geradas no faturamento esteja com a forma de boleto;
  • Caso no mesmo roteiro tenhas notas fiscais onde as duplicatas possuam contas bancárias diferentes será gerado um borderô por conta bancária;
  • O borderô será gerado como aprovado;
  • O processo de agendamento e geração de envio ao banco seguirá o processo atual do ERP no contas a receber.

One Response to “Roteirização de Pedidos de Venda”

  1. Pedido de Força de Vendas no Sistema ERPCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] o pedido original esteja em algum Roteiro de Entrega com o status aberto ou em trânsito, será possível incluir ou […]

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