Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Força de Vendas > Expedição > Roteirização de Pedidos de Venda

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2206 – Separação de Pedido de Força de Venda

2219 – Gerenciar Roteiros de Entrega

2241 – Listar Status de Pedido de Venda

2940 – Geração Automática de Roteiro

A roteirização é um importante processo da logística, pelo fato que a mesma otimiza o uso da frota através da definição das rotas a serem percorridas pelos veículos para entrega e coleta de produtos.

No Bluesoft ERP o processo roteirização se faz necessário vincular pedidos faturados, para a criação de um roteiro, porém o mesmo roteiro pode conter várias viagens. Se uma ou mais entregas não foram concretizadas as mesmas poderão ser incluídas em um novo roteiro ou em uma nova viagem.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para iniciar o processo na tela de consulta de roteirização, temos as opções de Criar Roteiro e Buscar.

  1. Nº do Roteiro: Campo para pesquisar pelo número do roteiro.
  2. Nº da Viagem: Campo para pesquisar pelo número da viagem.
  3. Descrição: Campo para pesquisar pela descrição do roteiro.
  4. Nº do Pedido do Cliente: Campo para pesquisar pelo número do pedido do cliente do força de vendas.
  5. Veículo de Entrega: Lista de veículos cadastrados no sistema, para saber como funciona o cadastro clique aqui.
  6. Motorista: Campo para informar o motorista para pesquisar seus roteiros, para saber como funciona o cadastro clique aqui.
  7. Rota: Lista de rotas cadastradas no sistema, para saber como cadastrar uma rota clique aqui.
  8. Status do Roteiro: Lista de status da roteirização.
  9. Período: Período de data da criação do roteiro.

Ao clicar em , um novo roteiro é criado com uma Viagem padrão:

 

Em seguida será exibido a opção para incluir os pedidos do força de vendas e e-commerce na viagem:

Ao clicar em adicionar pedidos, será exibida a tela de consulta de pedidos, exibindo pedidos Em Separação, SeparadoFaturados por Nota Fiscal e Faturados por Cupom, a consulta poderá ser por nº do pedido de força de vendas ou e-commerce, rota, período ou filiais. O resultado da consulta vai conter as seguintes informações:

  1. Nº do pedido: Número do pedido força de vendas do cliente.
  2. Cliente: Nome fantasia do cliente com link direcionado para o cadastro.
  3. Endereço: Endereço de entrega do cliente.
  4. Rota*: Rota cadastrada na aba Preferências de Entrega do cliente. Para alterar a rota no cadastro do cliente, clique duas vezes na linha desejada e selecione uma nova rota.
  5. Peso total: Peso total calculado de acordo com os produtos do pedido força de vendas.
  6. Valor total: Valor total dos produtos do pedido força de vendas.
  7. Status: Status atual do pedido (Separado, Faturado por Nota Fiscal, Faturado por Cupom Fiscal, Fechado).
  8. Faturado: Coluna que indica se o pedido está faturado (Sim/Não).
  9. Entrega solicitada para: Data solicitada para a entrega do pedidos.
  10. Ocorrências: Nesta coluna será possível visualizar o histórico de alterações realizada no pedido e visualizar/enviar mensagens para outros setores, como Separação, Roteirização e Entrega. A linha do pedido destacada na cor azul indica que existem mensagens para serem visualizadas.

Ao selecionar pedidos com rotas diferentes, será exibido um alerta informando que na seleção possui rotas diferentes, o sistema não bloqueia a inclusão, somente faz o alerta. Só serão selecionados os pedidos dos clientes que tenham a Rota informada no Cadastro do Cliente > aba Preferências de entrega.

Ao selecionar os pedidos, os mesmos serão incluídos no roteiro, caso houver a necessidade é possível adicionar mais pedidos nesse roteiro.

  1. No botão cria uma nova viagem dentro do mesmo roteiro.
  2. No botão  imprime os pedidos selecionados da roteirização.
  3. No botão  imprime o roteiro com os pedidos incluídos.
  4. No botão remove os pedidos selecionados da viagem.
  5. No botão  adiciona mais pedidos na viagem.
  6. No botão exibe as ocorrências do pedido.
  7. No botão mensagens tela para troca de mensagens entre os módulos.
  8. No botão remove-pedido remove o pedido da viagem ou exclui a viagem.
  9. No botão voltar volta para a tela de consulta de roteirização.
  10. No botão excluir-roteiro exclui o roteiro criado.
  11. No botão salvar salva os dados do roteiro criado.
  12. No botão  confirma a saída do roteiro. Só poderão confirmar com notas faturadas, os demais status serão removidos do roteiro.
  13. No campo Observação, é possível incluir qualquer observação sobre o roteiro.

Ao inserir os pedidos da viagem, será necessário informar os dados clicando no botão de edição :

Após informar os campos obrigatórios Veículo de Entrega, Motorista e Previsão de Entrega, clique no botão  :

Obs.: Também é possível adicionar uma nova viagem ao mesmo roteiro clicando no botão :

Dessa forma é possível controlar as viagens isoladamente dentro de um mesmo roteiro, com datas de entregas, pedidos e rotas diferentes, mas tudo gerenciado dentro do mesmo roteiro:

Obs.: Ao incluir na roteirização, pedidos separados através da Ordem de Separação com a quantidade diferente do pedido, a coluna Peso Total será reajustada conforme a quantidade separada e também será possível visualizar a diferença através da coluna Vl. separado (R$).

Ao clicar em , os pedidos que não estão com o status de faturados serão removidos das viagens e liberados para serem incluídos em uma nova viagem.

Após confirmar a saída do roteiro, todas as viagens serão finalizadas e o status do roteiro será alterado para “Em trânsito”.

Ao selecionar os pedidos para a confirmação da entrega, será exibido um pop-up com os pedidos selecionados e a data de entrega, ao clicar em confirmar a entrega, não será possível fazer alteração:

Após confirmar as entregas é incluída a data de Confirmação de Entrega e o status do pedido é alterado para “Entregue”, conforme o informado.

Após confirmar as entregas o próximo passo é finalizar a roteirização, clicando no botão finalizar.

Ao clicar no botão finalizar será exibida a tela para incluir a Data e hora de saída e também um campo para informar um valor adicional para o roteiro, se houver a necessidade de algum gasto extra.

Se houver algum pedido que não obteve a confirmação de entrega, na finalização é obrigatório colocar o motivo. Também existe a opção de remunerar ou não o motorista para estes pedidos que não tiveram suas confirmações de entrega, caso a opção “Remunerar motorista” esteja desmarcada e um valor adicional informado, na remuneração do mesmo será contabilizada para o contas a pagar apenas o valor adicional. Lembrando que o pedido não confirmado ficará disponível para ser incluído em novos roteiros posteriormente.

O valor adicional será exibido na tela de remuneração do motorista, para saber mais como funciona a remuneração clique aqui.

Após a finalização do roteiro, não será mais possível fazer alterações.

Após a finalização do roteiro de entrega, serão gerados os movimentos para a remuneração do motorista e também serão cobradas de forma automática para as duplicatas geradas dos pedidos.

Lembrando que além da cobrança da duplicata, o sistema também registra nas ocorrências a data e hora em que foi enviada a cobrança automática.

Na tela inicial da Roteirização de Pedidos de Venda também é possível imprimir as informações do roteiro, para que o motorista tenha a possibilidade de comparar as informações da NF-e com os pedidos em roteiro.

Ao clicar no botão  será possível visualizar e imprimir o roteiro para o motorista

 

Também é possível criar um pré-roteiro para os pedidos de venda que forem selecionados, clicando em .

Utilizando esta opção, será possível informar os filtros de forma que os pedidos desejados apareçam na tela, selecionado um ou mais pedidos, clique em .

Em seguida, confirme os pedidos que serão adicionados no roteiro:

E o pré-roteiro será criado.

Ao confirmar a saída do pré-roteiro, será necessário informar os campos que compõe a viagem, como Veículo de Entrega, Motorista e Previsão de Entrega.

 

Também é possível criar roteiros automáticos, com base no período de emissão dos pedidos, rota e status do pedido. Para criar roteiros automáticos clique em :

Regras para criação automática de roteiros:

  • Status disponíveis dos pedidos para a criação do roteiro automático: Separado, Faturado por Nota Fiscal ou Faturado por Cupom.
  • O período máximo de busca para pedidos é de 31 dias.
  • No cadastro da rota deve haver ao menos um tipo de veículo cadastrado, para saber como cadastrar uma rota clique aqui.
  • Os produtos nos pedidos devem possuir cubagem cadastrada, para saber como cadastrar a cubagem do produto clique aqui e acesse a aba Logística.

Depois de informar os filtros desejados, clique no botão .

Os roteiros gerados automaticamente possuem destaque nos campos descrição e observação (possível alteração dos dois campos).

 

Através das cores de cada linha dos pedidos é possível identificar as seguintes situações:

  • A linha com marcação em amarelo corresponde ao Valor Separado maior que o Valor Pedido.
  • A linha com marcação em vermelho corresponde ao Valor Separado menor que o Valor Pedido.
  • A linha sem marcação significa que o Valor Separado é igual a Valor Pedido.

 

Gerar Borderô de Cobrança EDI ao Finalizar o Roteiro

Em Financeiro / Configurações / Parâmetros do Modulo Financeiro
Quando ativado o parâmetro: Gerar Borderô ao Finalizar Roteiro Pedido Força de Venda? será criado um borderô de Cobrança para as duplicatas vinculadas aos pedidos de força de venda que estejam faturados e confirmado a entrega.
O Borderô será gerado ao finalizar o roteiro quando:
  • As duplicatas geradas no faturamento do pedido de venda esteja como não cobradas;
  • As duplicatas geradas no faturamento esteja com a conta bancária parametrizada para o produto financeiro de EDI cobrança;
  • As duplicatas geradas no faturamento esteja com a forma de boleto;
  • Caso no mesmo roteiro tenhas notas fiscais onde as duplicatas possuam contas bancárias diferentes será gerado um borderô por conta bancária;
  • O borderô será gerado como aprovado;
  • O processo de agendamento e geração de envio ao banco seguirá o processo atual do ERP no contas a receber.

One Response to “Roteirização de Pedidos de Venda”

  1. Pedido de Força de Vendas no Sistema ERPCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] o pedido original esteja em algum Roteiro de Entrega com o status aberto ou em trânsito, será possível incluir ou […]

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